O termo governança é muito usado em assuntos relacionados ao setor público e meio acadêmico, até em nosso blog usamos essa palavra em muitos artigos. Contudo, você sabe o que governança significa?
Neste artigo iremos falar sobre o que é governança dentro do setor público e explicar como ela contribui para termos cidades melhores.
O que é Governança?
Dentro da gestão pública, a governança pode ser vista como um conjunto de ações que definem as responsabilidades e ajudam a desenhar os processos para tomadas de decisão. A governança é exercer autoridade e governar.
Na visão do setor público, podemos trazer o seguinte exemplo: quando elegemos o(a) prefeito(a) de nossas cidades, estamos escolhendo uma pessoa em quem confiamos para cuidar e trazer melhorias para a região que beneficiem a população.
Para isso, essa pessoa precisa de um ambiente organizado e bem estruturado, onde tenha transparência entre a prefeitura – ou secretaria – e a população e apoio dos colaboradores para atingir as metas propostas.
Essa pessoa precisa trabalhar a governança dentro do setor público. Por isso, é necessário tratar de três conceitos chaves em qualquer organização:
Liderança
Na prática, a boa liderança vem a partir do Governo (estadual, municipal ou federal) e ajuda a distribuir as responsabilidades de cada servidor, deixando-as definidas para evitar acúmulo de funções ou desvio de atenção das responsabilidades, além de facilitar a comunicação, tornando-a mais direta e clara.
Assim os servidores, organizações da sociedade civil, empresas, legislativo, e até mesmo os cidadãos, terão mais clareza sobre as responsabilidades de cada um e seus setores, podendo desempenhar melhor suas funções.
Estratégia
A estratégia é o que norteia uma equipe. Para ter sucesso em qualquer meta ou projeto é necessário que a estratégia esteja muito bem definida e objetiva.
Além disso, a estratégia deve ser transparente e bem detalhada para não deixar dúvidas entre a equipe que vai executá-la e a população, que pode atuar como uma importante parceira dos órgãos públicos para definição e monitoramento da estratégia dos órgãos públicos.
Controle
Ter controle sobre o que está sendo realizado é crucial para o sucesso de qualquer projeto, principalmente no setor público onde cada passo deve ser divulgado para a população, para trazer transparência e confiança.
Como a governança pode melhorar a gestão pública?
A governança trabalha com mecanismos e conceitos que ajudam o setor público e a população, através dela é possível engajar servidores e habitantes para acompanhar o que está sendo feito e divulgar essas informações.
Aqui no Colab sabemos a importância de ter contato com a população e da troca de informações gerada a partir do relacionamento saudável com os cidadãos, por isso que nós trabalhamos com metodologias que buscam potencializar ainda mais esta troca de informações. Através do nosso aplicativo, por exemplo, as prefeituras parceiras podem enviar consultas públicas para a população responder direto pelo aplicativo. Também implementamos diversas outras ações para que se concretize uma governança realmente colaborativa.
Quer saber mais sobre gestão pública? Continue de olho em nosso blog, estamos sempre com novos conteúdos.