Assine nossa
newsletter

Agenda 2030: Combate à Mudança Climática

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que as temperaturas estão cada vez mais elevadas (talvez essa pessoa tenha sido você), mas já se perguntou por que o mundo está cada vez mais quente?

A resposta está tão presente em nosso cotidiano que até nos esquecemos dela, mas é simples: o aquecimento global.

As mudanças do Aquecimento Global

O mar do Ártico está sofrendo há séculos com a mudanças climáticas, mas foi em 2012 que ele atingiu o nível mais baixo já registrado.

Mesmo que você não veja, o aquecimento global está causando mudanças drásticas na natureza que afetam a maneira como vivemos no planeta, podendo torná-lo inabitável para os humanos dentro de alguns séculos. Estima-se que até o final do século, as temperaturas possam subir de 3 a 5 graus.

As cidades serão as mais afetadas pelas mudanças climáticas e precisam se preparar para isso.

A cidade de Tóquio, por exemplo, sofre com inundações há muito tempo. Para se proteger dos alagamentos, foi construída a  “catedral” subterrânea que faz parte do Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana. Essa catedral suporta de 65mm a 75mm de chuva por hora, impedindo que haja cheias na cidade acima.

Mesmo com esse sistema, a cidade não estaria preparada para lidar com as chuvas do aquecimento global e cerca de 2,5 milhões de pessoas poderiam ser afetadas pelas inundações.

“Se um país tão preparado quanto o Japão está sofrendo, e uma cidade como Tóquio sofre, todos nós deveríamos estar atentos”, afirma Tortajada que trabalha na área de gestão hídrica há mais de duas décadas.

Para combater o aquecimento global, foi feito o Acordo de Paris que desafiava os países a diminuírem a emissão de gases. Além desse acordo, a ONU também colocou na Agenda 2030 um objetivo relacionado a parar o aquecimento global.

As metas para combater o aquecimento global

As metas que a Agenda 2030 propôs para o combate às mudanças climáticas são:

  • Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países
  • Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais
  • Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
  • Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível
  • Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas

Cumprindo com essas metas, estima-se as temperaturas iam subir apenas 2,9 graus até 2100. Caso elas não sejam seguidas, a projeção é que suba 4,5 graus.

Quer saber sobre outros objetivos da Agenda 2030? Confira nossos artigos sobre Cidades Sustentáveis e Segurança e Bem-estar para todos.

Compartilhe sua opinião sobre a agenda conosco através dos comentários. 😉

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

16.12.2024

Como o Colab está simplificando a pré-matrícula e transferências escolares

11.12.2024

Confira tudo o que aconteceu no Colab Gov Summit 2024

29.11.2024

Transformando Governos: Inovação Começa com Simplicidade e Empatia

08.11.2024

Consulta Pública Urbana: Parceria entre o Colab e o CAU/BR para Cidades mais Sustentáveis

24.10.2024

Dia das Nações Unidas

18.10.2024

Processos Participativos: Como o Colab pode ajudar a sua gestão!

09.10.2024

Como o blockchain garante segurança e transparência nos Processos Participativos?

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política