Neste texto, trouxemos uma análise crítica feita pela professora Shainaz Firfiray, membro associada do grupo Organização e Gestão de Recursos Humanos da Warwick Business School (Universidade de Warwick), na Inglaterra, publicada recentemente no Apolitical sobre como os gestores podem melhorar a capacidade de produção de suas equipes.
De forma resumida, a professora Shainaz leva em consideração quatro pontos de partida para auxiliar na melhoria dos papéis exercidos pelos servidores públicos. Além disso, ela destaca a importância dos relacionamentos duradouros para gerar confiança, comprometimento e compreensão dos principais objetivos políticos trabalhados.
“Existem dificuldades consideráveis em gerar e manter a confiança nos serviços públicos. A colaboração eficaz pode exigir competências políticas que vão além das habilidades de liderança de um gestor público. Isso envolve um julgamento sólido sobre como mobilizar diferentes partes interessadas para investir seu conhecimento, energia e recursos na garantia de resultados de políticas eficazes.” pontua. Confira também a matéria sobre tornar a gestão pública mais eficiente.
Sabemos que as ações governamentais podem ser burocráticas e lentas, por questões sociais que envolvem a atenção dos governantes, então cabe aos gestores adotarem abordagens flexíveis para ajudarem os processos que os servidores colocam em curso diariamente, mantendo assim a produtividade em alta.