A história mundial é repleta de pessoas que mudaram completamente o destino da humanidade, e muitas mulheres foram protagonistas dessas revoluções que marcaram época.
No Brasil, isso não foi diferente. Neste artigo apresentaremos 7 mulheres à frente de sua época, que transformaram a sociedade brasileira e entraram pra história com suas lutas.
Dandara dos Palmares
Parte da liderança feminina do Quilombo dos Palmares, Dandara era uma guerreira e fugia totalmente ao estereótipo de mulher frágil. Lutava capoeira, trabalhava na lavoura, caçava e empunhava armas nas lutas do quilombo. Preferiu a morte a voltar à escravidão, se jogando de um abismo em 1694, enquanto fugia do exército português.
Nísia Floresta
Uma potiguar livre, instruída e que ansiava pela igualdade de gênero na sociedade brasileira do século XIX.Nísia separou-se após um casamento forçado e foi estudar. Educadora e escritora, fundou uma escola para meninas no Rio de Janeiro, propondo o ensino de línguas e matemática. Defendeu a liberdade religiosa e a abolição da escravatura. Hoje dá nome à cidade em que nasceu, no Rio Grande do Norte.
Tarsila do Amaral
Um dos maiores nomes da arte brasileira, a pintora Tarsila do Amaral participou da fundação do movimento antropofágico no Brasil, influenciando a cultura tupiniquim. Seu quadro Abaporu é o principal símbolo deste movimento e uma das obras brasileiras mais famosas no mundo. Atuou também como colunista e ilustradora, ocupando o cargo de cronista do jornal “O Diário de São Paulo” por muitos anos.