Quando perguntamos a alguém em qual cidade a pessoa deseja morar, é comum ouvir como resposta alguma das capitais e metrópoles do país. Contudo, uma pesquisa realizada pelo Grupo ZAP – do qual a ZAP Imóveis faz parte – revelou recentemente que o cenário está mudando.
A cidade de Niterói é a não capital mais desejada do Brasil e dá excelentes exemplos para as outras prefeituras sobre qualidade de vida do cidadão e segurança.
O que Niterói fez?
De acordo com a pesquisa divulgada pela Spin Inovações Imobiliárias em 2016, a cidade se destacou por ter o maior investimento por habitante entre as maiores cidades do país. Para ilustrar melhor isso, enquanto o Rio de Janeiro – a capital mais próxima de Niterói – investiu R$642,52 por habitante, Niterói estava investindo R$776,59 em infraestrutura e serviços públicos.
Parece pouca diferença, mas na prática isso tem muito impacto na vida dos cidadãos. A cidade também realizou investimentos em educação e saúde, graças a isso ela alcançou a sétima posição no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e ficou em primeiro lugar entre as cidades do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o censo, a cidade ainda tem a segunda maior renda do país.
A cidade de Niterói também investiu em mobilidade urbana e possui 35 quilômetros de malha cicloviária distribuída em várias regiões da cidade. A meta é que até 2020 a região conte com 60 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas.
A prefeitura instalou bicicletários em pontos estratégicos da cidade para oferecer auxílio aos ciclistas e tem projetos para promover a cultura cicloviária na região.