Nos últimos meses, o gestor público viu sua rotina de trabalho ser mudada completamente. Seu departamento, sua mesa (ou balcão) de trabalho, seu computador e até o cafézinho do escritório foram substituídos por um ambiente bem familiar, mas que não era utilizado para fins profissionais: sua casa.
Aos poucos, os comércios e serviços estão voltando a funcionar, mas nada mais será como antes. O distanciamento social ainda é recomendado e os hábitos de higienização foram redobrados.
Mas e o setor público, como ficará?
Nós te contaremos algumas possibilidades neste artigo.
Atendimento presencial ao público
Apesar de muitas prefeituras já estarem adaptadas ao mundo digital e estejam fazendo o atendimento ao cidadão via internet, e tenham dado até um jeito para que os telefonistas atendessem as pessoas de casa, o atendimento presencial ao público ainda é necessário.
Na retomada, o atendimento presencial ao cidadão terá cuidados redobrados. Além de proteger os gestores públicos com máscaras, luvas e viseiras, os equipamentos públicos precisarão dispor de álcool em gel para que o público se higienize e máscaras reservas, caso apareçam pessoas sem essa proteção.
Também é ideal que os atendimentos sejam em locais abertos e ventilados e que hajam marcações para delimitar a distância entre um usuário e outro, além de limitar a quantidade de pessoas que circulam no local.
Reuniões entre gestores
Sabe aquelas reuniões que costumam ser um pouco mais complexas e que em dias normais fazem os servidores se deslocarem a outros locais? Elas continuaram rolando durante a quarentena, certo?
Pois bem, as reuniões através de videochamadas devem se tornar mais comuns após a retomada dos serviços públicos, já que as mesmas se mostraram bastante eficientes durante este período de distanciamento social.
Além disso, as reuniões via internet economizam o tempo de deslocamento e recursos públicos que seriam gastos com o transporte dos gestores.