Nas últimas semanas, o olhar dos brasileiros se voltou para duas áreas ainda pouco reconhecidas pela sociedade nos últimos tempos: a pesquisa científica e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Quando em apenas 48h cientistas brasileiras conseguiram sequenciar o genoma do Covid-19, e quando o Ministério e as Secretarias de Saúde responderam rapidamente à pandemia do coronavírus, os holofotes voltaram-se para a Saúde Pública.
Mas você sabe o que a Saúde Pública faz pelo Brasil?
Você acha que realmente conhece o SUS?
Sabe como ele funciona?
Confira se você sabe o mínimo sobre o SUS e a Saúde Pública neste artigo 😉
Origem e Função
Como já explicamos em um outro artigo aqui do blog, o acesso à Saúde Pública universal e gratuita só foi conquistado após muita luta da população e com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
O artigo 196 da CF é o responsável por garantir a saúde como um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado.
Contudo, o SUS como o conhecemos só foi instituído através da Lei Federal 8080, promulgada em 1990.
O artigo 2º da lei determina que “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
Este dever do Estado é feito através da implementação de políticas públicas sociais e econômicas, de forma que preserve, recupere e promova a saúde da população, de forma universal e igualitária.
Os serviços de saúde são promovidos em condição tripartite, ou seja, devem ser prestados pela União, estados e municípios.
Atualmente o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo.
Além disso, são prestados milhares de serviços e milhões de atendimentos anualmente, desde consultas, exames e fornecimento de medicamentos básicos até procedimentos complexos, como cirurgias e transplantes de órgãos e quimioterapias e medicamentos para tratamento e controle do vírus HIV.