Trânsito parado, transbordamento de rios e enxurradas. Tudo isso são problemas urbanos muito comuns, mas há outros problemas que algumas cidades enfrentam que parecem tirados de um filme de ficção cientifica. Bueiros explosivos e torneiras de fogo são algumas delas.
E é bom saber exatamente onde é que cada problema bizarro deste acontece para que você possa passar bem longe! Vem ver.
Bueiros explosivos no Rio
Com certeza, você já deve ter lido alguma notícia sobre um bueiro que explodiu no Rio de Janeiro. O que pode ser uma notícia bizarra para muitos, para os cariocas é algo bem comum. Só em 2010, a cidade registrou 27 explosões, e no ano passado uma manchete ganhou as redes sociais contando que mais um bueiro havia explodido.
Isso é um problema urbano pouco comum, mas muito real. Os bueiros explodem por causa da falta de planejamento urbano do subsolo da cidade. Abaixo do asfalto, correm diversas redes de eletricidade, encanamento, água, e cada uma delas é desenvolvida e mantida por uma empresa. O resultado? Um grande caos de redes que quase nunca ganham uma manutenção e colocam em risco os pedestres do Rio.
O último bueiro que explodiu na cidade foi em janeiro deste ano e a causa foi a fiação elétrica em curto que explodiu e impactou o bueiro. Portanto, quando você for ao Rio, olhe bem por onde você pisa!
Torneiras de fogo nos Estados Unidos
É isso mesmo que você leu: torneiras que ao invés de liberarem água, liberam fogo. Parece um novo produto de algum empreendedor inovador, mas na verdade é um problema urbano causado pelas redes de gás norte americanas. Mas como exatamente uma torneira de água pode pegar fogo? Isso acontece devido a extração do gás xisto que é altamente inflamável. Nos Estados Unidos, a extração é feito por petroleiras que usam um processo bastante controverso chamado “faturamento hidráulico”.
O processo utiliza muita água, produtos químicos e detonações subterrâneas para que seja possível extrair o gás que fica preso em camadas muito profundas da terra. Isso acarreta a sérias contaminações dos lençóis freáticos, que por consequência, contaminam a água que chega pela torneira das casas. Por isso elas podem pegar fogo.
Se você for para os Estados Unidos, tenha cuidado na hora de abrir a torneira ou até mesmo o chuveiro. Você não vai querer estragar suas férias de um jeito tão bizarro!
Buracos de fumaça em Nova York
Quem já visitou a grande cidade norte americana, deve ter notado a fumaça branca que sai constantemente de buracos nas ruas e bueiros. Este fato curioso não tem nenhuma relação com as torneiras de fogo, mas ainda sim é um problema bizarro da cidade.
A fumaça vem do sistema de aquecimento da cidade. Nova York, como você já deve saber, é uma cidade muito fria e que sobrevive com um forte sistema de aquecimento que é distribuído pelo subsolo. A fumaça, então, é apenas vapor de água quente saindo. É preciso apenas tomar cuidado para que a fumaça não saia em pontos da rua que podem atrapalhar a visão dos motoristas. E, claro, tome cuidado para você não se queimar ao atravessar uma desta nuvens de fumaça. Elas podem estar bem quentes!
Chuva de aranhas no Paraná
Se você corre de uma chuva assim que ela começa, imagina o que você faria se caísse do céu aranhas e não água. Isso aconteceu de verdade no estado do Paraná em 2013. O fenômeno das aranhas que caiam do céu tem explicação na biologia. Segundo uma bióloga, as aranhas são do tipo Anelosimus Eximius, encontradas nos estados do Paraná e São Paulo, conhecidas como aranhas sociais. Como o nome já diz, elas vivem em comunidade e trabalham juntas. Elas ficam em árvores tecendo teias para pegar presas e de vez em quando atacam em conjunto. Foi isso que aconteceu. Elas simplesmente caíram do céu em uma chuva bizarra de ataque. Apesar do susto, ninguém foi seriamente ferido.
Você conhece algum problema exótico que acontece ou já aconteceu em alguma cidade? Pode até ser a sua. Então venha contar para nós através dos comentários!