Se a zeladoria não for realizada na cidade, os moradores correm o risco de conviver com praças sujas, monumentos históricos depredados e vias poluídas.Além de ajudar a parte estética, a zeladoria faz com que os cidadãos se sintam melhor por viver em um ambiente limpo e bonito.
A prefeitura de Santo André já conhece a importância de investir em zeladoria e neste artigo vamos comentar sobre as ações tomadas por ela para cuidar corretamente do espaço público da cidade.
O Cuidado em Santo André
Imagine receber 65 mensagens solicitando a retirada de veículos abandonados de vias públicas em um mês. Pois é, isso aconteceu em Santo André e a prefeitura se viu obrigada a tomar alguma atitude sobre.
Através da operação Lata Velha, a prefeitura de Santo André começou a fazer uma limpeza na cidade recolhendo carros que estavam em condições de abandono das ruas. Ou seja, veículos que estavam estacionados em locais públicos e em estado de má conservação com ferrugem, pneu murcho, sujeira, vidros quebrados etc.
Em situações como essa os veículos passam por uma vistoria do DET e os proprietários são devidamente notificados sobre o destino dos automóveis, tendo até cinco dias para tomar alguma providência ou o veículo é dado como abandonado. Os carros abandonados foram leiloados e os recursos captados usados para apoiar o programa Eu Amo, Eu Cuido da cidade.
Em janeiro de 2019 o programa entrou em sua segunda fase, na qual foram entregues quatro retroescavadeiras, dois caminhões, duas pick-ups, uma Saveiro e um Gol, além de 16 sopradores para contribuir com a limpeza das praças e áreas verdes da cidade.
A última vez em que houve um investimento como esse em Santo André foi há mais de 20 anos.Desde o início do programa, mais de dez mil árvores foram podadas na cidade e nove praças foram revitalizadas. O projeto está realizando uma verdadeira manutenção nos espaços de lazer da cidade.
Com uma estratégia bem planejada e executada de zeladoria, é possível ter uma cidade melhor para todos.