Assine nossa
newsletter

Teste de Covid-19 em casa: O que a Prefeitura de Mesquita fez?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Com a pandemia da Covid-19, muitas medidas de prevenção foram adotadas por pessoas e governos. Agora, máscaras e álcool em gel fazem parte de nossas rotinas e estamos sempre de olho em qualquer tosse ou febre que sentimos. Contudo, a melhor maneira de se prevenir ainda é usando a informação.

A informação é a protagonista da consulta lançada pela Prefeitura de Mesquita (RJ) através do Colab. Através da consulta, a prefeitura conseguiu a participação dos cidadãos para identificar bairros que necessitavam de testes e executou o plano de ação para testar seus moradores.

Quer entender como esse processo aconteceu? Então pegue seu papel e caneta e confira neste artigo.

Como receber teste de Covid-19 em casa?

O plano de ação é fundamental para ajudar o governo a controlar a contaminação e impacta diretamente no plano de gestão de saúde criado para a situação. Usando as palavras do secretário municipal de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade:

“Essa é uma estratégia para criarmos dados epidemiológicos no município. Com os resultados dessa experiência, poderemos avaliar, por exemplo, quais regiões estão com mais contágio.”

A prefeitura tinha como meta testar 200 famílias da cidade para entender como o vírus está atuando na região, mas as testagens não foram aleatórias. Os mesquitenses que desejavam ser testados precisaram se cadastrar através do Colab e realizar a solicitação.

Após realizar o cadastro, os cidadãos deviam preencher um formulário que ajudou a prefeitura a compreender seu estado de saúde questionando sobre quais doenças ele tem (por exemplo: diabetes, câncer, doenças autoimunes) e quais sintomas está apresentando (dor de cabeça, cansaço, tosse, febre e afins).

Ao todo, foram realizadas 412 inscrições e os enfermeiros realizaram tentativa de contato com todos, por telefone ou visita domiciliar. Os testes eram agendados previamente por telefone com os inscritos. 

A partir dessas respostas no questionário e da entrevista por telefone, a prefeitura selecionou 201 famílias para serem testadas dentro na cidade.

Os testes foram realizados por uma equipe de saúde e de forma segura, com o uso constante dos equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

06.01.2025

Os 100 primeiros dias: Como o Colab potencializa a gestão pública

16.12.2024

Como o Colab está simplificando a pré-matrícula e transferências escolares

11.12.2024

Confira tudo o que aconteceu no Colab Gov Summit 2024

29.11.2024

Transformando Governos: Inovação Começa com Simplicidade e Empatia

08.11.2024

Consulta Pública Urbana: Parceria entre o Colab e o CAU/BR para Cidades mais Sustentáveis

24.10.2024

Dia das Nações Unidas

18.10.2024

Processos Participativos: Como o Colab pode ajudar a sua gestão!

09.10.2024

Como o blockchain garante segurança e transparência nos Processos Participativos?

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política