A transformação digital não é mais uma opção ou um hype do momento, e sim uma obrigatoriedade para os governos.
Essa transformação digital já está acontecendo e se estabelece como um elemento chave no desenvolvimento de cidades melhores, o que significa gestões mais tecnológicas, inovadoras e sustentáveis.
Especialistas no tema reconhecem que a pandemia acelerou a digitalização dos serviços e que os governos não ficaram de lado neste cenário.
Segundo artigo publicado no GOV.BR, o Governo Federal avançou na transformação digital nos últimos anos. Hoje, 84% dos 4,8 mil serviços públicos oferecidos pelo Governo Federal são digitais.
Digitalizar um grande volume de serviços tornou mais fácil a compreensão das necessidades e dores cidadãs, gerando ações mais efetivas e transparentes, melhorando a qualidade do serviço prestado, otimizando tempo e recursos financeiros. De acordo com artigo da Agência Brasil, escrito por Roberto Camargo, digitalizar serviços não gera mais gastos, mas sim economia, nesse sentido, é calculado uma economia total de R$ 4,6 bilhões de reais.
Transformação digital: como digitalizar governos?
Agora, muito se fala sobre a importância de uma gestão pública mais digital, mas você sabe como digitalizar governos?
Com base no artigo “Digitalização de Governos: benefícios e desafios” do DSTEC, conheça boas práticas para uma digitalização de governo de sucesso!
1 – Governo digitais focam na experiência do usuário
O foco na experiência do usuário é algo já consolidado no meio digital para o setor privado, fator que eleva as expectativas cidadãs quanto aos serviços digitais prestados pelo setor público.
Ao comprometer-se com a entrega de qualidade para o usuário, você atende às expectativas cidadãs e aumenta o nível de confiança nos serviços públicos digitais.
Ponto importante: os feedbacks dos usuários estão expostos nos canais digitais, o que possibilita aos governos definirem ações, corrigirem erros, otimizar serviços e recursos com base em dados reais.
2 – Governo digitais focam na geração de valor
A digitalização de serviços públicos não é o suficiente para caracterizar um governo como governo digital, é necessário atualizar os modelos estabelecidos.
Utilize tecnologia para promoção de soluções mais inovadores e que gerem benefícios reais para os contribuintes, como: agilidade, comodidade, economia de tempo, transparência e uso inteligente de recursos financeiros.
3 – Governo digitais focam na privacidade e cibersegurança
O cidadão está ciente do seu direito à privacidade e, além da preocupação com a forma como seus dados são utilizados, também se preocupa com a possibilidade dos governos e órgãos públicos sofrerem ciberataques.
A utilização de sistemas de gerenciamento de informações confiáveis é uma forma do governo cumprir o seu papel de viabilizar um ambiente digital seguro para os usuários de seus serviços.
E aí, pronto para transformar a sua gestão? Conheça 7 pontos sobre governo digital para sua cidade e 4 cases de serviços digitais para inspirar a sua gestão.