Assine nossa
newsletter

A Experiência do Cidadão com os Serviços Públicos

30.11.2023
Autor: Colab
governo

No setor privado podemos ver que há uma grande preocupação com a experiência do consumidor, o que motiva muitas empresas a oferecerem produtos e serviços cada vez mais inovadores, digitais e fáceis de usar.

Hoje em dia o consumidor tem voz e pode compartilhar sua experiência através das redes sociais para influenciar outras pessoas, de maneira boa ou ruim.Será que o setor público está atento a isso? Afinal, assim como as empresas privadas, esse setor tem um consumidor final: o cidadão.

Neste artigo iremos falar sobre a experiência do cidadão com os serviços públicos e porque ela deve ser uma das suas prioridades.

Cidadão e os Serviços Públicos

O setor público avança em uma velocidade diferente da do setor privado. Prova disso é que enquanto muitas empresas estão usando aplicativos para facilitar a comunicação com o consumidor, muitas cidades ainda não se atentaram a essa oportunidade, mesmo com o crescimento da demanda de serviços digitais no país.

Porém, esse atraso no avanço não significa que o setor público não esteja avançado para se adaptar à Era Digital e melhorar a experiência de seus consumidores, os cidadãos.

Em São Paulo os agendamentos para o Procon e TRE podem ser feitos pela internet para a unidade do Poupatempo de Itaquera, a medida foi tomada para organizar os atendimentos na unidade e evitar excessos de pessoas. Além disso, alguns serviços que envolvem as secretarias da cidade, como a Secretaria da Fazenda, também podem ser agendados pela internet.

Essa atitude pode parecer pequena, mas tem grandes reflexos. O cidadão sente que seu atendimento está sendo priorizado, tem mais certeza quanto a seus horários e pode se organizar além de não precisar enfrentar filas para ser atendido.

Analisar a experiência do cidadão quando utiliza o setor público e ouvir o que ele tem a dizer é a chave para trazer cada vez mais melhorias e inovar na gestão pública.

Gosta de gestão pública e quer saber mais sobre o assunto? Continue de olho no nosso blog, estamos sempre trazendo novos conteúdos sobre esse tema.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

16.12.2024

Como o Colab está simplificando a pré-matrícula e transferências escolares

11.12.2024

Confira tudo o que aconteceu no Colab Gov Summit 2024

29.11.2024

Transformando Governos: Inovação Começa com Simplicidade e Empatia

08.11.2024

Consulta Pública Urbana: Parceria entre o Colab e o CAU/BR para Cidades mais Sustentáveis

24.10.2024

Dia das Nações Unidas

18.10.2024

Processos Participativos: Como o Colab pode ajudar a sua gestão!

09.10.2024

Como o blockchain garante segurança e transparência nos Processos Participativos?

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política