Assine nossa
newsletter

As 5 cidades mais inovadoras do mundo

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Você já se perguntou quais são as cidades mais inovadoras do mundo?

A consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL), uma das maiores empresas de gestão de investimentos imobiliários do mundo, analisou mais de 100 centros urbanos, levando em consideração alguns fatores: os investimentos em indústrias de tecnologia, atração de capital, dados demográficos, níveis de escolaridade, empregabilidade da população e potencial para desenvolver uma economia dinâmica. 

Todo esse estudo foi necessário para a consultoria identificar as cidades mais inovadoras do mundo, descobrir como elas se destacam e os fatores que as tornam tão diferente das outras.

Para esse artigo selecionamos algumas dessas cidades e trazemos uma breve explicação sobre porque elas foram consideradas as “mais inovadoras” do mundo.

1. São Francisco

A cidade está atraindo muitos empreendedores e empresas de tecnologia que buscam sucesso e desenvolvimento profissional. Entre seus principais atrativos, podemos destacar os profissionais capacitados (mais da metade da população com mais de 25 anos possui diploma universitário) e a influência da cultura de inovação da região.

O número de startups na região surpreende: quase 10 mil estão operando na cidade. Isso também explica o aumento de patentes registradas na cidade que chegou perto de 9.000 em cinco anos. Atualmente a tecnologia é vista como a principal atividade econômica da cidade.

Esses motivos somados a quantidade de inovações que surgem em São Francisco, a elegeram como a cidade mais inovadora o mundo na lista da JLL.

Ambiente favorável, pessoas capacitadas e muitas ideias sendo criadas: São Francisco é o sonho de qualquer empreendedor.

2. Tóquio

Provavelmente quando você pensa em Tóquio deve imaginar uma cidade cheia de letreiros luminosos, pessoas correndo de um lado para o outro e que transborda criatividade. Por essas e outras razões, a cidade ficou em segundo lugar no ranking da JLL.

Atualmente, Tóquio é o lar de tendências que influenciam o mercado mundial de tecnologia, principalmente na área da robótica.

Além disso, existe a construção de uma megacidade conhecida como “next-Tokyo” que será criada dentro da cidade. A ideia da next-Tokyo é criar um modelo de cidade sustentável que se adapta constantemente às mudanças climáticas.

Mesmo com toda a influência da tecnologia, a cidade mantém suas tradições vivas e os elementos da cultura do país continuam presentes na cidade. 

Um lugar como Tóquio merece seu lugar no ranking das mais inovadoras do mundo.

3. Singapura

Singapura está sendo comparada ao Vale do Silício e algumas pessoas acreditam que em breve ela poderá assumir o posto de berço das empresas inovadoras de tecnologia.

A cidade-estado é conhecida pelos baixos índices de corrupção e possui governo eficiente, que incentiva a criação de empreendimentos e investe em pesquisas e estudos. A região atrai muitos investidores e transmite confiança para quem quer começar sua empresa.

Além disso, Singapura é lar do One North, um parque industrial que abriga mais de 400 empresas e oferece emprego para 16 mil profissionais. O local funciona como centro de pesquisa e abriga instalações que trabalham diariamente com tecnologia.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

09.10.2024

Como o blockchain garante segurança e transparência nos Processos Participativos do Governo?

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política