Boas práticas são técnicas reconhecidas como as melhores e mais eficientes para realizar certas ações, elas estão presentes em qualquer ramo profissional e a gestão pública não é exceção.
Pensando nisso, separamos algumas sugestões de boas práticas que já são usadas pelo setor privado que podem contribuir para a gestão de entidades públicas
Organização de Funcionários
Como evitar o acúmulo de tarefas ou a subutilização dos servidores?
A organização de funcionários serve para isso, trazendo esquemas para a distribuição correta das tarefas entre os servidores e otimizando o trabalho da equipe.
Análise de Riscos
Também conhecida como gestão de riscos é, de maneira sucinta, estar preparado(a) para o pior cenário possível dentro do limite de riscos aceitável.
Por exemplo, imagine que a prefeitura está organizando um evento com shows para os cidadãos, mas bem no dia começa uma chuva torrencial. Existe algum plano B para isso?
Ou pior, o número de participantes do evento supera as expectativas e cria demanda por mais policiamento e presença de ambulâncias na região. Se isso acontecer, o que deverá ser feito?
Esses são dois exemplos simples, mas a análise de riscos pode ser aplicada em orçamentos públicos, implementação de políticas públicas, mudanças de funcionários etc.