Assine nossa
newsletter

Dia das Nações Unidas

24.10.2024
Autor: Colab
governo

No dia 24 de outubro, celebramos o Dia da Organização das Nações Unidas, uma data especial que marca a fundação da ONU em 1945. Criada após a ratificação da Carta das Nações Unidas por países-chave como China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a Rússia (a então, União Soviética), a ONU se tornou a principal plataforma global de cooperação internacional. Com o propósito de promover a paz, a segurança global e o progresso social, a ONU atua em uma ampla gama de questões que afetam diretamente o bem-estar das nações e dos cidadãos ao redor do mundo.

Aqui no Colab, temos o orgulho de sermos parceiros oficiais do ONU-Habitat no Brasil. Em colaboração com essa instituição, realizamos anualmente a Consulta Cidades Sustentáveis, uma iniciativa alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) – que visa tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Este ano, o Cidades Sustentáveis se transformou no Agenda Urbana, em parceria com o CAU-BR.

Desde 2018, nossa plataforma tem sido o espaço onde cidadãos de todo o Brasil participam ativamente, ajudando a mapear os desafios e avanços em áreas essenciais como:

  • Habitação e acesso a serviços básicos
  • Urbanização inclusiva e sustentável
  • Acesso ao transporte público
  • Conservação do patrimônio cultural e natural
  • Resiliência a desastres e mudanças climáticas
  • Acesso a espaços públicos e construções sustentáveis

A Consulta Cidades Sustentáveis/Agenda Urbana não só coleta opiniões da população sobre esses temas, como também fortalece o elo entre gestores públicos e cidadãos. Ao dar voz aos moradores, proporcionamos dados valiosos que ajudam a moldar políticas públicas mais eficazes e conectadas às necessidades reais de cada cidade. O uso de tecnologias digitais como a nossa plataforma permite que essa participação seja fácil, acessível e, acima de tudo, inclusiva.

Além disso, Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab participa de eventos globais promovidos pela ONU, onde discute o papel da tecnologia no futuro das cidades brasileiras. Um exemplo significativo é sua participação no World Economic Forum, onde ele compartilhou insights sobre como inovações tecnológicas podem transformar a gestão pública e promover um desenvolvimento urbano mais sustentável e representativo.

Essa iniciativa, realizada de forma gratuita e aberta a todos, reforça o papel transformador da tecnologia no desenvolvimento urbano sustentável, permitindo que a sociedade contribua de forma direta para a construção de cidades melhores. Ao celebrarmos o Dia da ONU, reafirmamos nosso compromisso com os valores da organização, como a promoção da paz e do desenvolvimento, e seguimos trabalhando lado a lado para criar um futuro urbano mais sustentável e participativo.

Quer se aprofundar mais sobre o impacto da participação cidadã e o papel da ONU no Brasil? Confira abaixo materiais produzidos nessa parceria e descubra como a participação social está ajudando a transformar nossas cidades:

Vamos juntos construir cidades mais sustentáveis e resilientes!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

08.11.2024

Consulta Pública Urbana: Parceria entre o Colab e o CAU/BR para Cidades mais Sustentáveis

24.10.2024

Dia das Nações Unidas

18.10.2024

Processos Participativos: Como o Colab pode ajudar a sua gestão!

09.10.2024

Como o blockchain garante segurança e transparência nos Processos Participativos?

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política