A administração pública envolve órgãos e serviços que buscam sanar as necessidades da população através de serviços públicos. Contudo, para fornecer à população serviços de qualidade que atendam às suas necessidades, a prefeitura precisa dispor de verba, que nem sempre está disponível.
Por isso que neste artigo iremos falar sobre como fazer administração pública com o orçamento reduzido.
Administração pública eficiente é possível com pouco dinheiro?
O setor público é cheio de regras e muita burocracia, muitas vezes isso pode desanimar quem atua nele a tentar algo diferente que traga inovação para a área. Quando se tem pouca verba é necessário que o responsável pelo projeto invista com prioridade na criação do MVP (produto mínimo viável) eficiente. Mas como chegar a esse MVP?
O ativo mais valioso dentro do setor público são os servidores, essas pessoas são responsáveis por lidar com a população direta, ou indiretamente, conhecerem os procedimentos, suas falhas e possíveis melhorias.
Se você quer, por exemplo, alterar o processo de uma regulamentação para tornar mais simples a abertura de comércios na região, será necessário dialogar com pessoas que atuam em todas as etapas do processo para entender o porquê das regras atuais serem como são e questionar onde elas poderiam melhorar. Conseguir fazer com que os servidores experientes daquela área se engajem pode ser um fator decisório para o sucesso do projeto, já que eles trazem olhares diferentes do seu e uma bagagem de conhecimento abrangente sobre o assunto. Os dados são a parte principal para a criação e a execução, não tenha medo de usar a tecnologia nesse momento.
Use questionários online para saber a opinião dos cidadãos sobre aquele tema. Com base nas informações obtidas, questione-se: qual o mínimo que posso fazer para apresentar esse projeto?
Retomando o exemplo da regulamentação de comércios, vamos supor que o seu projeto almeja tornar mais rápida a abertura de comércios na região. O MVP nesse caso poderia ser a criação de um site no qual o cidadão possa realizar a abertura de seu CNPJ, solicitar as licenças e alvarás para funcionamento, agendar visitas técnicas e recolher assinaturas digitais.
Com a abertura desse novo canal, o processo se torna mais eficiente e ajuda o cidadão a poupar tempo. A tecnologia acaba ficando de lado em alguns governos, mas ela continua sendo um ativo valioso para o setor público e vem ajudando muitas cidades pelo mundo que são conhecidas como smart cities, ou, cidades inteligentes.
Na hora de apresentar o projeto é preciso abusar da criatividade, imaginar a versão mais simples daquilo que mostre a eficiência da proposta para enfim conseguir tirá-la do papel. Conseguir verba dentro do setor público pode não ser fácil, a realidade das prefeituras brasileiras é muito diferente uma da outra, mas se você trabalhar com conhecimento, criatividade e o que já tem em mãos, as coisas podem ser mais fáceis.
Conhece algum caso de sucesso na administração pública que não teve muito investimento no início? Tem alguma dica que não está no artigo? Deixe pra gente nos comentários.