Como já falamos aqui no blog, os responsáveis por elaborar e aprovar o Plano Plurianual (PPA) da cidade são o prefeito e os vereadores, certo? Mas isso não significa que eles devem e querem fazer isso sozinhos, muito pelo contrário, quanto mais gente participar, melhor!
Por este motivo, a prefeitura de Palmas (TO) decidiu fazer um PPA participativo, no qual toda a população pudesse opinar de forma segura sobre as prioridades da cidade nos próximos quatro anos. Isso já havia sido feito em oportunidades anteriores através de audiências públicas presenciais, mas com a pandemia da Covid-19 essa possibilidade tornou-se inviável.
O uso do aplicativo do Colab na construção do PPA Participativo proporcionou um aumento de quase 5x mais participantes em relação à edição anterior, na qual a participação popular só poderia ocorrer presencialmente em audiências públicas, com um crescimento de cerca de 400% na participação popular.
Segundo o Superintendente de Planejamento e Orçamento de Palmas, José Augusto Júnior, a prefeitura desejava contar com a participação da maior quantidade de bairros possível. “Alcançamos 72% dos nossos bairros (total de 286), um número que consideramos bom. Nas outras consultas eram por regiões, então não tínhamos essa noção de participação”, destacou.
O novo formato adotado pela prefeitura foi aprovado pela população. Segundo a Secretária de Comunicação de Palmas, Ivonete Motta, a dinâmica dos colaboradores da prefeitura também influenciou muito o sucesso da consulta. “Palmas adotou o Colab como ferramenta dessa consulta, e como toda mudança, houve impacto e algumas dificuldades, mas é pacífico junto aos líderes sociais que esse formato veio para ficar e que o digital é o caminho mais rápido para se chegar ao poder público”, afirmou a secretária.