Quando falamos de criatividade pensamos logo em pessoas criativas como pintores, escultores, músicos e artesãos. Mas, e as cidades, será que elas podem ser criativas? Com os projetos certos e servidores públicos engajados, as cidades podem “ser” mais criativas e inovadoras.
Quer tornar a cidade mais criativa? Então fique de olho nessas dicas.
As Cidades Criativas
Por muitos anos foi um desafio para quem trabalha com o setor público conquistar liberdade para ser criativo dentro da organização, ainda bem que o cenário está mudando e tem muita gente legal falando sobre isso.
A Ana Carla Fonseca, por exemplo, é administradora pública, economista e doutora em urbanismo, ela apresentou o TEDx “O que faz uma Cidade ser Criativa?” que serviu de referência para este artigo com as três características básicas que as cidades que desejam ser criativas precisam trabalhar. Essas características são:
Inovação
A cidade que está constantemente se reinventando é uma cidade criativa.
A reinvenção não é destruir os prédios antigos e substituir por construções modernas, ela pode ser vista como a adaptação da cidade para atender da melhor forma as necessidades da população.
Prédios históricos podem ser transformados em bibliotecas, locais de lazer com exposições e até hotéis para incentivar o turismo na região – como é o caso dos hotéis luxuosos que no passado eram presídios.
Em São Paulo um exemplo de reinvenção é o Parque da Juventude. Quem passa pelo parque cheio de opções de lazer, quadras de esporte, biblioteca e até uma ETEC não consegue imaginar que aquele lugar já abrigou o Complexo Penitenciário Carandiru.
Aproveitando-se de um espaço cheio de histórias de dor, a administração de São Paulo criou um novo local de lazer e cultura para os moradores da zona norte da cidade.
Conexões
Quanto maior a cidade, mais rápida é a vida de seus moradores. Em meio a rotinas corridas, as pessoas costumam perder suas conexões com a cidade onde moram. Para que a cidade seja mais criativa, os habitantes devem se reconectar com ela. Toda cidade tem sua história e a valorização do passado pode contribuir para que ocorram mais conexões entre os moradores e a cidade. Mas como as pessoas vão conhecer a história da cidade?
Placas informando sobre o que aconteceu naquela região em algum prédio importante ou estações de metrô próximas, propostas de passeios por pontos históricos e divulgação de curiosidades históricas da região facilitam a divulgação dessas informações.
Cultura
Um dos pilares de qualquer sociedade é a cultura, por esse motivo ela deve ser constantemente valorizada pela administração pública.
A gastronomia local tem suas peculiaridades? Artesanato? Folclore? Essas e outras coisas mostram um pouco da cultura da cidade e podem ser expostas através de festivais e feiras no centro, facilitando o acesso dos cidadãos e turistas a elas.
Através de pequenas ações criativas, a cidade consegue se aproximar da população promovendo sua cultura e novas conexões.
Conhece algum exemplo legal de cidade criativa? Compartilhe conosco nos comentários e continue navegando no blog para aprender mais sobre gestão pública.