Nos últimos anos conseguimos observar a crescente demanda da sociedade civil por acesso à informação e participação em tomadas de decisão. Por outro lado, no âmbito do governo, vemos a implementação de serviços públicos digitais acelerada em decorrência da pandemia de Covid 19 nos anos de 2020 até 2022.
Em resposta a todas essas mudanças e a chegada de novas linguagens digitais e tecnologias, nós do Colab ficamos felizes em anunciar o lançamento do novo Colab.Gov, plataforma utilizada pelas pessoas atuantes na gestão pública para realizar as funções de gerenciamento de demandas, consultas e outras novidades explicadas nesta publicação.
Como o novo Colab.Gov foi criado?
O redesenho da plataforma Colab.Gov já estava previsto desde 2021, após o lançamento da nova versão do Aplicativo Colab. Para dialogar com essa nova tecnologia que foi implementada, entendemos que era essencial criar uma solução de gerenciamento focada em: autonomia (uma independência para criar seus próprios processos); personalização (adapte esses processos à realidade do seu território); e, finalmente, gestão eficiente de dados, procurando obter, a partir de todas as ações realizadas, dados acionáveis para a melhoria dos serviços de interesse público.
Uma vez definidos esses pilares, passamos a entender quais funções do antigo Colab.Gov eram essenciais e que novas funcionalidades poderiam ser criadas para facilitar o dia a dia da equipe gestora. Todo esse processo contou com a colaboração de nossos clientes e parceiros que responderam questionários, participaram de entrevistas e de testes de usabilidade diversos, tudo isso para criarmos a primeira versão da plataforma que passou a ser oferecida em sua versão de mínimo produto viável, ou seja, uma primeira proposta de site com funções mínimas. A importância de lançar produtos digitais dessa forma é que existe uma facilidade maior para corrigir e criar soluções mais aderentes ao dia a dia de quem as usa.