Transitar pela cidade é uma necessidade natural, e mesmo que você utilize transporte público ou veículo próprio, em algum momento do dia você faz uso das calçadas e ruas da cidade, não é verdade?
Nesse trajeto você já deve ter se deparado com alguma calçada que apresenta buracos, postes no meio do caminho, ou desníveis muito grandes. Esses fatores dificultam o uso destas calçadas, principalmente por quem necessita de trajetos mais uniformes e livres de obstáculos, como idosos, crianças, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais e mulheres grávidas.
Maria Lima, Doutoranda em Gerontologia pela Unicamp, cuja linha de pesquisa é “Espaço de vida e Caminhabilidade”, fala, em entrevista para o Blog Como Anda, que “precisamos estimular o caminhar como meio de deslocamento para que continuemos ativos tanto do ponto de vista físico, como do social. Ao caminhar pela cidade experienciamos a cidade de modo diferente da que dentro de um carro, por exemplo. Temos experiência sonora, sensibilidade à temperatura, os estímulos visuais, táteis (pisar uma calçada de pedra portuguesa, por exemplo, é uma experiência única). Além disso tudo, é a forma de deslocamento mais saudável e sustentável”. E complementa: “para isso, é preciso engajamento de toda sociedade por um ambiente adequado para todas as pessoas”. Enrique Peñalosa, urbanista colombiano e ex-prefeito de Bogotá, fala que ‘se a cidade é boa para as crianças, os mais pobres e os mais fracos, então é boa para todos'”.
Visando contribuir para a solução deste problema surgiu a campanha Calçada Cilada (#Cilada), que desde 2014 vem ajudando cidadãos e prefeituras a melhorarem as condições das calçadas, tornando-as mais caminháveis.
Mas o que seriam calçadas caminháveis e porque elas são importantes para as cidades?
Calçadas caminháveis são aquelas que não apresentam buracos, degraus ou obstáculos. Possuem rampas para garantir a acessibilidade, sem postes, lixeiras, bancos ou árvores que atrapalhem a circulação. Ou seja: são calçadas que facilitam a circulação das pessoas.
É muito importante considerar que as calçadas são uma das principais vias de acesso aos diversos serviços das cidades, assim, torná-las mais caminháveis é ao mesmo tempo reforçar o direito de acesso e de ir e vir de todos os cidadãos.
Como a Calçada Cilada (#Cilada) tem contribuído para a caminhabilidade nas cidades do Brasil?
Durante todo o mês de abril, a campanha Calçada Cilada (#Cilada) foi amplamente divulgada e contou com o aplicativo Colab para mapear os pontos mais críticos das cidades de todo o Brasil. De acordo com Silvia Stuchi, coordenadora da organização Corrida Amiga e idealizadora da campanha:
“O objetivo principal da campanha é convidar as pessoas a olharem mais para as condições de caminhabilidade de suas cidades, e fiscalizar as calçadas usando categorias pré-estabelecidas, e assim, colaborar com a prefeitura, indicando os pontos que precisam de maior atenção. A ideia é que esses pontos mapeados sirvam posteriormente de subsídios para decisões dos gestores públicos na criação de medidas visam melhorar a mobilidade e o planejamento urbano na cidade.”
Quais foram os resultados de 2018?
Em 2018 foram 2.547 calçadas mapeadas em 23 cidades! Um aumento de quase 60% no número de fiscalizações feitas em relação à edição anterior. Entre as categorias campeãs de fiscalizações temos “calçada irregular” com 73,6% de fiscalizações, seguida por “falta de rampa de acessibilidade” com 10,2% e “buracos na via” com 3%. O relatório completo da campanha pode ser acessado clicando nesse link aqui. A campanha desse ano trouxe ainda alguns recortes nos quais é possível verificar dados de participação por gênero, idade e região.
Esse é o segundo ano que o aplicativo do Colab é usado como a principal ferramenta de fiscalização das calçadas. Por meio da plataforma Colab é possível localizar rapidamente todas as calçadas mapeadas devido ao georreferenciamento das publicações. Além disso foi possível realizar um cruzamento de dados para avaliar as categorias por cidade participante. A conveniência digital e a gestão de dados do aplicativo favorecem seu uso para serviços de fiscalização e zeladoria de pontos da cidade.
Nós do Colab, junto com o Instituto Corrida amiga, gostaríamos de agradecer a todos que, de alguma forma, ajudaram e participaram da Calçada Cilada (#Cilada)! Foram diversas organizações e movimentos atuando em conjunto, eventos espalhados em diversas cidades, além de Prefeituras colaborando e incentivando a ação. A campanha de fato mobilizou muita gente e foi um sucesso!
Ficou inspirado para fazer uma campanha pelo Colab? Então leia os 6 passos para mapear sua cidade gratuitamente!