Qual o maior ativo da gestão pública?
A resposta é mais simples do que imaginamos: são as pessoas. Não estou falando só daquelas que trabalham direta ou indiretamente no setor público, aqui também entra a população que se beneficia com as políticas e serviços públicos.
Por esse motivo, neste artigo vamos falar sobre a importância do engajamento da população para ter uma cidade melhor.
Engajamento da População: A contribuição que pode mudar tudo
A população é quem utiliza hospitais, vias públicas e participa dos eventos, entre outros serviços prestados pela prefeitura e as secretarias. Pensando nisso, por que não usar a opinião da população para entender o que deve ser melhorado nos serviços prestados pela prefeitura?Algumas prefeituras já estão atentas a isso.
No final de fevereiro a prefeitura de Terezina iniciou obras para asfaltar as ruas da cidade, Daniel Pereira, coordenador de asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), mostrou como a população pode ajudar.
“A população pode solicitar os serviços da Operação Tapa-Buracos por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone (86) 3221-7050, diretamente com a Semduh, ou por meio do aplicativo gratuito COLAB.re, em que o usuário pode colocar a sua solicitação com foto e localização”, completa na matéria publicada pelo ViaAgora.
Afinal, ninguém melhor do que a população daquela região para sinalizar quais áreas precisam de atenção.
Já a prefeitura de Maringá está usando as denúncias feitas pela população para mapear queimadas na área urbana, através dos canais de comunicação tradicionais e do aplicativo Colab.
A prefeitura de Juiz de Fora decidiu criar uma consulta pública pelo aplicativo Colab para decidir onde será realizada a primeira etapa do projeto “Bem Comum Bairros”, que leva serviços da Prefeitura e parceiros para as regiões de vulnerabilidade social, proporcionando atividades próximas da comunidade.
Usando meio de comunicação não tradicionais, como os aplicativos, a prefeitura pode perguntar para os cidadãos o que precisa ser melhorado nas vias públicas e como estão sendo atendidos pelos serviços públicos.
Dessa forma, a prefeitura trabalha no engajamento da população para leva-la a participar da tomada de decisões e organização de eventos públicos.
E quando a população não participa?
Em 2013, a cidade de Porto Alegre estava enfrentando um grande problema pela falta de engajamento da população com a limpeza urbana.
Cerca de 2.200 toneladas de lixo estavam sendo coletadas todo os dias na cidade, contando o lixo domiciliar, o resíduo coletivo e o que era descartado de maneira irregular.
Na época, o então Diretor Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, afirmou que o faltava para a população compreensão acerca da sua responsabilidade.
“Da mesma forma que se cobra da população para que ela ajude a cuidar de praças e parques, ela também tem que cuidar do descarte adequado do lixo”, disse Carús.
Nesse caso, a falta de engajamento tornou mais caro o serviço de limpeza urbana.
Como mudar esse cenário?
Para engajar a população é preciso mostrar o quão necessária é sua participação e como ela pode melhorar o dia a dia na cidade, isso pode ser feito através da comunicação entre o setor público e o cidadão.
Esse é um processo de educar o cidadão para colaborar com a gestão pública e você pode ler mais sobre esse tema aqui no blog do Colab!