Quem nunca ouviu falar da regra de ouro associada aos líderes/gestores e aplicada às equipes “elogiar em público e corrigir no privado”? Na teoria, pode funcionar, mas na prática construtiva, é uma regra extremamente rasa.
A forma de gerir uma equipe está baseada nas estratégias de comunicação, como conduzir e engajar a equipe para que as relações de trabalho estejam alinhadas à produtividade de cada um da equipe. O feedback tem a função de alinhar as expectativas. Para além disso, é também demonstrar interesse naquela pessoa e nas suas habilidades.
Na esfera pública, Ioana Tudorache, gerente de Serviços Públicos de Ontário – Canadá, mostra no seu artigo do Apolitical, como ela se prepara para usar essa ferramenta de troca com sua equipe.
“Estou comprometida com o tipo de feedback aberto, honesto e atencioso que nos ajuda a crescer de forma profissional. Seguir essa estruturação permite manter o foco durante uma conversa, antecipar possíveis discussões e preparar estratégias de amenização com antecedência.”
O objetivo desse tipo de feedback é construir uma ferramenta de apoio, ao invés de criticar. Estabelecer uma troca entre gestor/gestora e subordinado(a) na intenção de identificar e compartilhar quais são os pontos de melhoria daquela pessoa, buscando em conjunto as soluções para resolver as limitações e os possíveis problemas.