Este é o segundo texto da série o “beabá” de tecnologia para Governos, que é voltada a aproximar o gestor, o cidadão e todos os interessados sobre as inovações do mundo 4.0 relacionadas à Administração Pública.
Fábulas e inovação, uma conexão
As histórias infantis, em regra, carregam aprendizados que vão para além da nossa infância. Através de formas mais lúdicas de comunicação, podemos encontrar aprendizados para várias situações.
Por exemplo, a história da Alice do País das Maravilhas.
Em uma passagem, Alice está perdida e se encontra em um local com vários caminhos, para sua orientação existe uma árvore com várias placas indicando várias direções. Nessa hora, o Gato aparece e lhe diz:
-Alice, qual caminho você quer seguir?
A Alice, em dúvida, responde:
-Eu não sei, qualquer um.
Gato: se não sabes onde quer chegar, qualquer caminho basta.
O que aprendemos com essa história?
Essa passagem da história mostra que antes de traçarmos um rumo, precisamos entender o motivo das nossas escolhas.
É difícil encontrar respostas corretas se não soubermos fazer as perguntas corretas.
Trazendo para o nosso tema em discussão, para encontrar soluções inovadoras ou inovar em processos, é preciso entender os problemas que estão por trás dessas soluções.
Por isso, separamos algumas formas para se pensar na primeira etapa de um processo de mudança, a identificação de problemas que precisam ser solucionados. Apresentaremos a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP).
A MASP é uma metodologia extremamente racional e científica voltada para a identificação e análise de problemas, bem como para a elaboração de planejamento e ações para eliminar as causas desses problemas.
Ela foi desenvolvida no Japão e introduzida no Brasil em meados dos anos 80. Trata-se de um procedimento que tem por objetivo promover a permanente melhoria na qualidade dos processos internos e dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.