Como as mudanças começam?
É difícil perceber quando uma mudança começa, mas nessa era de inovações rápidas, mudanças acontecem toda hora e transformam, por exemplo, a forma como consumimos entretenimento, realizamos compras e gastamos.
Em um mundo de mudanças tão rápidas e tecnológicas a pergunta que não quer calar é: os governos estão acompanhando essas inovações como é o processo de inovação em governos?
Neste artigo iremos falar sobre os olhares diferentes que trazem novidades para a gestão pública e vamos mostrar que é possível inovar na gestão pública usando um recurso que qualquer governo tem.
O Primeiro Passo
Como qualquer outra área, o setor público está sujeito a atividades repetitivas que se tornam rotina para os servidores e “limitam” suas ideias ao que já foi feito e soluções que estão dentro do padrão.
Por isso o primeiro passo para inovar é estar aberto(a) às mudanças e saber quando e como aceitá-las.
Pode parecer complicado, mas quando você se abre para aceitar as mudanças percebe que elas já estão ao seu redor e encontra possíveis soluções para os problemas que lida no trabalho.
Como disse Jack Welch, um dos maiores autor de diversos livros sobre negócios como “O MBA da Vida Real”:
“Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva a todos os níveis. Esse processo nunca para.”
Abrir a mente é um processo que começa quando você pesquisa exemplos em outros lugares e estudar mais sobre a área em que está.
Inovação baseada em dados
Talvez esse seja o ativo mais precioso e abundante que o setor público possui: dados.
Dados sobre a escolaridade da população, distribuição por bairro, avaliação do transporte e por aí vai, são os dados que norteiam onde a solução será aplicada e a validam.
Por exemplo: se uma cidade precisa de melhorias para a mobilidade urbana, a prefeitura pode usar os dados coletados pelo setor responsável pelos transportes para entender quais vias os habitantes mais utilizam, em quais horários, para onde vão e etc.
Usando o histórico dos caminhos que os moradores seguem diariamente, é possível trabalhar em ações que os tornem melhores, mais rápidos e alternativas caso aconteçam acidentes e outros imprevistos.
Usar a análise de dados para validar decisões e pesquisar melhorias é algo comum no setor privado, mas muitas vezes não é priorizado no setor público, que lida com um volume gigante de informações sem ter mão de obra o suficiente para interpretá-las e transformá-las em inteligência.
Quer inovar no setor público? Os dados são os seus melhores amigos, basta encará-los sob um novo olhar. 😉
Se você trabalha direta ou indiretamente com gestão pública e quer aprender mais sobre o assunto, aproveite para conhecer a nossa websérie gratuita Inovação em Governos que fala sobre como a tecnologia pode auxiliar a gestão a pública a ser cada vez mais eficiente e melhor.