Entre 17 de fevereiro e 6 de abril deste ano, a Prefeitura de Recife inovou ao planejar políticas públicas para crianças. Foi realizada uma consulta pública com a população para saber quais são as prioridades do município para o Plano Municipal para Primeira Infância.
A primeira infância é o período compreendido entre 0 e 6 anos e são anos decisivos para o desenvolvimento da criança, por este motivo ninguém melhor que os pais e que as próprias crianças para saberem o que é melhor para eles.
Algumas perguntas foram feitas à população, como “Você é a favor de estimular políticas que promovam o atendimento à população com mais necessidades sociais e econômicas? “, “Quais dos equipamentos públicos destinados às crianças você considera como prioridade para receber investimentos?“ e “Quais dos serviços públicos destinados às crianças você considera como prioridade para receber investimentos?”. O número de respostas da pesquisa foi bastante expressivo, batendo o recorde de participação em consultas públicas de Recife via Colab.
Os resultados mostraram que 99% dos respondentes são a favor de estimular políticas públicas que promovam o atendimento à população com necessidades sociais e econômicas.
A saúde dos pequenos também foi destacada, já que o serviço com maior prioridade para receber investimentos públicos é o de acompanhamento da saúde da família, que foi escolhido por 22% dos respondentes.