Recentemente, a prefeitura do Rio de Janeiro fez uma parceria com o Colab para divulgar o seu plano diretor e desenvolver uma jornada de conteúdos para que a população entenda a importância de sua participação nesse projeto.
A Jornada do Plano Diretor no Rio de Janeiro é um marco e leva a gestão pública colaborativa para uma das maiores capitais do país. Mas, você sabe como esse projeto funciona?
Neste artigo explicaremos sobre o projeto, como a jornada funciona e como os cidadãos cariocas podem contribuir.
O que é o Plano Diretor?
De maneira resumida, o Plano Diretor é um instrumento muito importante para o desenvolvimento das cidades e traz uma série de propostas de melhorias para tornar o município mais inclusivo e sustentável.
O objetivo principal do Plano Diretor é levantar questões sobre os riscos e benefícios da urbanização e conduzir um desenvolvimento melhor.
A Jornada: Educação política para a população
A educação política é um tema muito importante para a gestão pública colaborativa. Afinal, como podemos esperar que a população opine e participe de processos que não entende?
A solução para essa necessidade é simples: a Jornada do Plano Diretor.
Desde 2020, o Colab tem dentro do aplicativo um jogo chamado Jornada do Cidadão onde o cidadão passa de fase, ganha pontos, alguns prêmios e responde enquetes para mostrar que domina o tema.
Na época em que foi lançado, o objetivo era ensinar a população para que escolhessem melhor os seus candidatos a vereador e prefeito nas eleições municipais.
Com o Plano Diretor do Rio de Janeiro, a Jornada do Cidadão sofreu alterações e se tornou a Jornada do Plano Diretor com perguntas para conscientizar sobre como ele funciona e qual a importância deste documento.
A Jornada está dividida em ciclos, no primeiro a população carioca aprende sobre o papel do executivo e do legislativo em leis (como o Plano Diretor) e como o prefeito formula isso. Já no segundo ciclo, aprenderá sobre como o legislativo lida com isso e como a população pode participar.
Logo, antes que possam opinar no planejamento do plano diretor, os cidadãos são capacitados para entender cada etapa e falar com mais propriedade sobre o tema. O Colab entra com o conteúdo e a Prefeitura do Rio de Janeiro com o espaço para que a população participe.