O mundo está mudando muito rápido. Mesmo que essa frase pareça clichê, ela está correta.
Não percebemos que as mudanças estão acontecendo e vamos nos adaptando a elas naturalmente. Por exemplo, há poucos anos só era possível reclamar sobre um produto ou serviço de uma empresa através do telefone, já hoje em dia temos também o e-mail e redes sociais para que o consumidor leve sua reclamação, seja atendido rapidamente e compartilhe a experiência com outros.
O setor privado já está atento a essa nova “necessidade” e investe em soluções tecnológicas que agilizem seus processos, aumentem a eficácia e otimizem os canais de atendimento com seus consumidores. Mas, e o setor público?
O setor público atende às demandas de milhares de cidadãos e, assim como as empresas privadas, precisa estar se atualizando constantemente para oferecer os melhores serviços para seus usuários.
Por isso que neste artigo iremos falar sobre a importância da tecnologia como meio para governos inovarem na maneira como fazem a gestão pública.
Boas inovações fazem uma boa gestão
A tecnologia tem potencial para muitas coisas, dentre elas a que mais chama atenção é a aproximação entre consumidores ou usuários (cidadãos) e prestadores de serviço(prefeituras). Isso proporciona a oportunidade de melhorar a relação com os habitantes da cidade e os serviços que são oferecidos para eles.
“Mas como isso é possível?”
Primeiro você precisa enxergar com olhares diferentes a maneira como a gestão está sendo feita e buscar os pontos nos quais ela pode melhorar. Será o atendimento ao cidadão? A análise de dados? Tudo isso e muito mais? Cada prefeitura tem sua necessidade e para cada necessidade há um serviço diferente que pode ajudá-la.
Depois de compreender qual é a necessidade do seu município, chega o momento de ir em busca da solução ideal para atendê-la.
As govtechs são empresas de tecnologia que trazem soluções para os problemas enfrentados pelos governos. Os serviços oferecidos por essas organizações são bem diversificados, desde plataformas para agendamento de serviços públicos até sistemas para monitorar em tempo real o que acontece nas rodovias da cidade.
A adoção de tecnologias na prática
Em 2018 a Prefeitura de Mesquita, no estado do Rio de Janeiro, resolveu aderir ao aplicativo Colab para receber as demandas da população. Hoje, pouco menos de um ano após essa decisão, o aplicativo se tornou responsável por metade das demandas atendidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos do município.
Com a adoção do aplicativo, a Prefeitura de Mesquita trouxe mais praticidade para seus cidadãos e um novo canal de comunicação para que eles colaborem com as melhorias da cidade.
Isso só foi possível porque alguém dentro da prefeitura detectou que existia a necessidade de melhorar a comunicação com a população e foi em busca de um meio de resolver esse problema.
Estar atento(a) às oportunidades é o que faz diferença na hora de enxergar como um serviço como esse pode ajudar a sua cidade a atender melhor a população.
“Inovação não é feita apenas usando tecnologia. A tecnologia pode ser um meio, mas ver e transformar um jeito de fazer algo, mudar a forma como encaramos desafios, tudo isso pode ser visto e feito de forma inovadora.”
Gustavo Maia
Se você trabalha direta ou indiretamente com o setor público e quer treinar o seu olhar para ser cada vez mais inovador(a) dentro desse meio, aproveite para conhecer a nossa minissérie online e gratuita Inovação em Governos.
Nela trazemos um pouco da experiência que acumulamos nesses 6 anos trabalhando com prefeituras e mostramos como é possível inovar dentro dos governos.
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