Que o Colab é um meio muito eficaz para o exercício da cidadania e para o relacionamento entre prefeitura e população, você já sabe. Mas eu tenho uma nova função pra te apresentar: a qualificação de demandas.
Em parceria com a EDP, distribuidora de energia elétrica em Guarulhos (SP), Caçapava (SP) e Grande Vitória (ES), o Colab desenvolveu uma forma das pessoas ajudarem na zeladoria do seu município e ainda receberem recompensas financeiras por isso. Não, você não leu errado: os moradores dessas regiões poderão ajudar a sua cidade e ainda ganhar dinheiro com isso.
Te explico melhor: sabe aquelas árvores que estão encostando nos fios elétricos e podem causar um acidente? Ou os fios que de vez em quando aparecem caídos nas ruas e não sabemos se eles têm energia? E aqueles postes que estão danificados ou antigos e parecem que podem cair? Você sabe quem é responsável por arrumar isso?
Então, a responsável por resolver essas questões é a companhia de distribuição de energia, que nessas cidades é a EDP. A empresa recebe ligações da população informando sobre essas situações e precisa validá-las de alguma forma antes de mobilizar sua equipe de técnicos para realizar a correção dos problemas.
Você vai me perguntar: “E onde o Colab entra nisso?”
É simples! Através do aplicativo do Colab, o cidadão que estiver próximo à alguma demanda sinalizada à EDP receberá uma notificação para comparecer ao local, tirar algumas fotos com seu celular e passar algumas informações sobre a situação. Depois disso, será verificado se foram cumpridos todos os requisitos necessários e passadas todas as informações que a empresa solicitou e, estando tudo certo, a pessoa recebe sua recompensa.
Lóóóógico que seguindo todos os requisitos de segurança pessoal para tirar fotos no local 😉
Legal, né?
Esse recurso possui ainda muitas utilidades e pode até ser utilizado por outras companhias prestadores de serviços, como água, telefone, gás etc. Se você mora em algum destes municípios e quer saber mais como isso funciona e participar, clica aqui. 😉
Agora se você não é dessas regiões e acha que a qualificação de demandas seria muito útil pra sua cidade ou pra sua empresa, clica aqui.